Saúde oral II

No âmbito das atividades definidas no Programa Nacional de Promoção de Saúde Oral da DGS, foram realizadas nos dias 23 de fevereiro e 1 de março, sessões de saúde oral, assim como a avaliação da higiene oral (placa bacteriana), para as turmas de 6.º, 9.º e PIEF.

Nas sessões de saúde oral abordaram-se as doenças orais, nomeadamente a cárie dentária e a sua prevenção.

No que diz respeito à avaliação da higiene oral, foi aplicado um corante de placa bacteriana com a finalidade de visualizar as zonas menos higienizadas.

Por último foi feito o aconselhamento sobre a forma como deve ser feita a escovagem.

O balanço foi considerado positivo, os alunos participaram com entusiasmo nas sessões.

Saúde oral

 Nos dias 5 e 6 de fevereiro de 2024, nas Escolas do 1.º ciclo de Safara, S.to Aleixo da Restauração e Póvoa de S. Miguel, alunos e professoras participaram na ação de sensibilização "Saúde Oral", promovida pelo PES, em parceria com o Centro de Saúde de Moura, dinamizada pela Higienista Inês Tiago.

A ação foi muito interessante, tendo como objetivos desmistificar junto dos nossos alunos as idas ao dentista e promover hábitos saudáveis de higiene oral e alimentação. 

Os alunos participaram bastante, revelando muitos conhecimentos sobre o tema.

A Higienista fez uma abordagem ao tema, através da exploração de vídeos/imagens e recorreu à prática, aplicando o teste do corante para verificar se os dentes estavam devidamente lavados. Posteriormente, forneceu escovas de dentes e um copo a cada aluno, colocou a quantidade certa de pasta nas escovas e todos os alunos fizeram a escovagem dos dentes seguindo a exemplificação da Higienista, através de um modelo próprio.

Uma imagem com interior, Ensino, vestuário, Aprender

Descrição gerada automaticamente

Contos à lareira

No dia 22 de fevereiro, decorreu na biblioteca escolar do Agrupamento de Escolas Professor Francisco Honrado Pereira uma atividade intergeracional intitulada "Contos à Lareira". Esta iniciativa reuniu os alunos da Universidade Sénior de Moura - Polo de Amareleja e os alunos do 7º A desta escola. Organizada pelos professores da disciplina de Artes Visuais do 3º ciclo, como parte de um projeto relacionado com a exploração gráfica da chaminé tradicional alentejana, e pela Universidade Sénior de Moura, teve como objetivo partilhar experiências ligadas ao convívio em torno da chaminé, numa partilha de tradições e de valorização do património cultural, gastronómico e histórico local.

    O evento contou com a presença de vários docentes do agrupamento, da direção da escola, da Coordenadora Interconcelhia das Bibliotecas Escolares, e representantes da Universidade Sénior de Moura.- Polo de Amareleja. Ao ouvirem as histórias e vivências partilhadas pelos alunos da Universidade Sénior, os nossos jovens tiveram a oportunidade de se conectarem de forma mais profunda com a sua identidade cultural e as raízes da sua comunidade. Este contacto permite fortalecer o seu sentido de pertença e orgulho pela cultura local e sensibilizá-los para a importância da preservação do património histórico da região.

Foi uma experiência incrível! Estão todos de parabéns!

 









No dia 16 de fevereiro, decorreu uma sessão sobre violência e atos qualificados como crimes na adolescência para as turmas de 7.º ano e PIEF.

Esta sessão foi dinamizada pela equipa do PES (Projeto Promoção e Educação para a Saúde), em articulação com a Escola Segura.

A equipa da escola segura abordou o tema, tendo como base a exploração de uma apresentação em PowerPoint, onde foi focado o tema do bullying.

O balanço da sessão foi satisfatório.

A equipa PES


Uma imagem com vestuário, interior, pessoa, Cara humana

Descrição gerada automaticamente 

 

TORRE DE VIGIA 

No dia 23 de janeiro, durante a manhã, participámos numa visita de estudo às Instalações do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS), da Unidade de Intervenção, em Alqueva, no âmbito do Clube da Proteção Civil.

Quando chegámos fomos muito bem recebidos pelo Chefe Jorge Xarope e a sua equipa. Tivemos a oportunidade de conhecer as ferramentas por eles utilizadas quando se encontram no combate a incêndios.

Tivemos ainda oportunidade de nos equiparmos devidamente, andar dentro da viatura e utilizar a mangueira para “apagar” um incêndio.

Na parte final, visitámos as instalações e assistimos a uma comunicação com o Comando Sub Regional de Emergência e Proteção Civil do Baixo Alentejo.

Foi uma manhã muito agradável, gostámos imenso e queremos repetir.

Os alunos do clube e as professoras Ana Margalha e Elisabete Vogado