“A Madrugada que tanto se esperava…”

No dia 21 de março de 2024, os alunos dos 9º anos de escolaridade, da Escola Básica Professor Francisco Honrado Pereira, assistiram à inauguração da exposição intitulada “A Madrugada que tanto se esperava…”, atividade realizada para assinalar os 50 anos do 25 de Abril de 1974.

Às 14h15m, os alunos do 9ºA, acompanhados pela professora Felisbela Rosado, e os alunos do 9ºB, acompanhados pela professora Rute Lourenço, assistiram e participaram na atividade “À conversa com…”, na qual estiveram presentes o Sr. José Joaquim Oliveira, militar no regimento de Infantaria nº3, em Beja, pré e pós 25 de abril, e o Sr. António Branco, furriel em Santa Margarida, Santarém, que participou no 25 de abril no Terreiro do Paço, em Lisboa. Estes falaram sobre as suas vivências/experiências, pelo que passaram, viram e ouviram, neste momento histórico do nosso país, que acabou com a Ditadura e instaurou a Democracia.

Falaram daquilo que acontecia antes do 25 de abril e do que começou a acontecer após a Revolução dos Cravos. É de louvar e agradecer a estes dois senhores a disponibilidade que tiveram ao vir falar de um assunto, do qual muitos daqueles que passaram não querem falar, ou por traumas ou por outros motivos.

Esta atividade funcionou como um complemento à exposição, e foi muito enriquecedora, uma vez que os alunos ouviram na primeira pessoa, relatos sobre este marco histórico, na nossa história nacional. No final, desta belíssima conversa, os alunos participaram na atividade “Linha do tempo: Memórias em ordem”, na qual tiveram de ordenar os acontecimentos históricos desta época.








Recolha de sangue

Decorreu, no dia 11 de abril de 2024, na escola-sede do agrupamento, mais uma sessão de recolha de sangue, promovida pelo serviço de Imunohemoterapia do Hospital do Baixo Alentejo em colaboração com a docente Elisabete Vogado.

Toda a comunidade escolar foi convidada a participar, no entanto a sua participação ficou aquém do esperado: houve apenas 11 doações de sangue de docentes, não docentes, pais e encarregados de educação, entre outros cidadãos benevolentes.

Parabéns a quem ajudou a Salvar vidas!  


Limpeza do Baldio

No dia 10 de abril procedeu-se à atividade - Limpeza do Baldio, no âmbito do projeto Eco-Escolas em articulação com o Clube da Proteção Civil.

Nesta atividade contamos com a colaboração da Junta de Freguesia de Amareleja, na distribuição de sacos de lixo e luvas para todos os envolvidos, bem como no acompanhamento durante todo o percurso.

Estiveram também presentes a Associação dos Bombeiros Voluntários de Moura, Escola Segura, Proteção Civil da Câmara Municipal de Moura, GIPS (Grupo Intervenção Proteção Socorro da Unidade de Intervenção), Dra. Juliana Santos - do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Baixo Alentejo e a Força Especial Proteção Civil (FEPC).

A atividade decorreu de forma bastante satisfatória, todos os envolvidos reconheceram a importância da mesma para a formação cívica e educação ambiental dos nossos alunos.

A Equipa Eco-Escola e o Clube da Proteção Civil agradecem a todos os alunos, professores e a todas as entidades envolvidas, todo o empenho e colaboração no desenvolvimento desta atividade.







"WOW - World of Work"

No âmbito da disciplina de Inglês, e de acordo com o tema 2 “WOW – World of Work”, os alunos de 9º ano prepararam uma apresentação oral sobre o seu trabalho de sonho – como possível futura profissão ou como alguém que já exerce a mesma. O trabalho foi orientado de acordo com diferentes itens e foi sugerido aos discentes que fossem criativos.

Assim, e dentro das datas previstas para as apresentações, o resultado foi fantástico.

A todos os que fizeram a sua apresentação ficam os parabéns pelo esforço, participação e criatividade!

Congratulations.



Teacher: Fernanda Canelas