Visita à Resialentejo, Beja - Tratamento e Valorização de Resíduos

No dia 12 de novembro de 2024, no âmbito do Projeto Eco-Escolas, realizou-se uma visita de estudo à Resialentejo - Tratamento e valorização de resíduos, a qual foi destinada aos alunos de 9º ano, com o objetivo de sensibilizar para a importânciada reciclagem e da sustentabilidade e diferencial competitivo para a economia regional, sendo os alunos acompanhados durante toda a viagem pelas docentes Sandra Paulino, Joana Cardoso e Maria Isabel Rosado.

A visita teve início, no anfiteatro, com uma palestra dinamizada pela Escola Eletrão, a qual nos sensibilizou acerca da reciclagem e do impacto da mesma nos diversos ecossistemas e ainda da forma correta de reciclarmos os nossos equipamentos elétricos antigos. De seguida, foi feita uma palestra por uma coordenadora da Resialentejo, que nos deu uma breve explicação de como é executado todo o trabalho que antecede o que é feito na Resialentejo, assim como a exposição de alguns dos objetivos que foram criados para uma melhor sustentabilidade ambiental.

Após as duas palestras, dirigimo-nos para uma visita às instalações da Resialentejo, na qual visitámos as diversas fases de reciclagem do plástico, papel, cartão, vidro e ainda eletrodomésticos.

Nesta visita, conseguimos perceber a quantidade de resíduos produzidos em toda a nossa zona e fomos sensibilizados em relação à reciclagem de embalagens, assim como o consumo excessivo e dispendioso de resíduos que todos produzimos e que têm um grande impacto no Planeta.

Matilde Robles

9ºA




Sessão de sensibilização sobre incêndios florestais

Uma imagem com Gráficos, design gráfico, clipart, logótipo

Descrição gerada automaticamente

No dia 29 de outubro de 2024, no âmbito do Programa Eco-Escolas e em articulação com o Clube da Proteção Civil, realizou-se uma sessão de sensibilização sobre Incêndios Florestais com o objetivo de sensibilizar as pessoas presentes sobre os perigos dos incêndios. A mesma foi dinamizada por dois bombeiros do quartel de Bombeiros Voluntários de Moura, na biblioteca escolar, e destinada a todos os alunos do 9º ano, com o acompanhamento de professores.

No início da palestra foram referidas as causas e consequências dos incêndios. De seguida foi-nos relatada a experiência de um dos bombeiros durante o incêndio florestal que aconteceu este verão na Ilha da Madeira. Tendo sido explicado, ao longo do relato quais as ferramentas usadas e as regras de segurança aplicadas durante um incêndio. O bombeiro descreveu que foi um incêndio muito difícil de apagar e que passou por muitas dificuldades. No final da palestra foram-lhe feitas perguntas pelos alunos e professores.

Com esta palestra ficamos a saber mais acerca dos incêndios e das técnicas utilizadas pelos bombeiros para apagar os mesmos.

Lara Valente nº6

Matilde Robles nº10

9ºA

“Rota do Património: Descobrindo História e Natureza em Noudar”

No dia 06 de novembro, os alunos participaram na atividade “Rota do Património: Descobrindo História e Natureza em Noudar”, uma iniciativa promovida pela "Oficina do Tempo", em colaboração com o clube Eco-Escolas. A atividade teve lugar no Parque de Natureza de Noudar e teve como principais objetivos sensibilizar para a importância da biodiversidade, promover a preservação do património natural e incentivar a aprendizagem sobre os ecossistemas locais, além de fomentar o contacto direto com a natureza e promover a educação ambiental e a sustentabilidade.


A jornada dividiu-se em duas vertentes: Património Cultural e Património Natural. Durante a manhã, os alunos exploraram o Património Cultural através de uma visita guiada ao Castelo de Noudar, onde aprenderam sobre a história e o valor deste monumento. Já na parte da tarde, dedicaram-se ao Património Natural, com a plantação de azinheiras e a observação de diversas espécies de fauna e flora na Herdade da Coitadinha.





Esta experiência foi fundamental para reforçar o respeito e a preservação dos recursos naturais e culturais, proporcionando uma vivência prática e educativa no coração da natureza de Noudar

TORRE DE VIGIA

logotipo.jpg
Logotipo_ANPC



Olá a todos,
Nós somos o Clube de Proteção Civil do Agrupamento de Escolas Professor Francisco Honrado Pereira, Amareleja.


Uma imagem com interior, mobília, mesa, quadro branco

Descrição gerada automaticamente
No dia 5 de novembro, pelas 11h 05, realizou-se o exercício nacional A TERRA TREME.
Esta iniciativa foi promovida pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e procurou chamar a atenção para o risco sísmico e para a importância de comportamentos simples que os cidadãos devem adotar em caso de sismo, mas que podem salvar vidas.

Neste dia, toda a comunidade educativa foi convidada a executar os 3 gestos que salvam:
• Baixar – (baixe-se sobre os joelhos, esta posição evita que possa cair durante o sismo, mas permite mover-se);
• Proteger – (proteger a cabeça e o pescoço com os braços e as mãos e procuraram abrigar-se, e colocar-se se possível sob uma mesa resistente e segure-se a ela firmemente);
• Aguardar – (aguarde até a terra parar de tremer).
Em todos os polos, Amareleja, Póvoa de São Miguel, Safara e Santo Aleixo da Restauração, foi também realizada a evacuação dos edifícios da escola para o respetivo ponto de encontro, que contou com a colaboração de um grupo de alunos inscritos no clube.
Nesse dia, tivemos a oportunidade de poder contar com a presença dos elementos do Núcleo Escola Segura.

Porque TODOS SOMOS PROTEÇÃO CIVIL!
Alunos colaboradores:
7.º A - Aline Ramos; Beatriz Barradas; Gonçalo Carrilho; Leonor Costa; Maria Inês Jerónimo; Salomé Tereno e Simão Grilo.
7.º B - Ana Luísa Cardas; Érica Andrade; Rodrigo Reis; Rodrigo Prata.
7.º C - Ana Carolina; Beatriz Cardas; Diana Aresta; Gabriel Mateus; Joana Adame; Mª Domingas Martins e Tomás Gaspar.
8.º A - Maria Ramalho; Martin Marina; Rafaela Martins; Rodrigo Grilo; Samuel Gonçalves; Tomás Caeiro; Lisandra e Diego
8.º B - Tomé Perfeito.
9.ºB - Inês Lúcio; Maria Inês Pato e Teresa Silva.
9.º C - Glória Silva, Henrique Fialho e Luciana Gorrão.


Uma imagem com ar livre, pessoa, vestuário, grupo

Descrição gerada automaticamente