“Fios do Passado”

    No passado dia 13 de maio, os alunos dos 8.º e 9.º anos realizaram uma enriquecedora visita de estudo a Mértola, a encantadora Vila Museu, onde exploraram vários espaços de grande valor histórico, cultural e natural. Esta experiência permitiu a articulação de saberes de várias disciplinas, como História, Português, Ciências Naturais, Educação Visual e Complemento à Educação Artística.


    Visitámos a Oficina de Tecelagem Tradicional, onde os alunos tiveram contacto direto com os saberes ancestrais da tecelagem manual, compreendendo os processos do tear e o uso de matérias-primas tradicionais.

    Também contemplámos a Igreja Matriz de Mértola (Antiga Mesquita). Neste monumento singular, que une elementos islâmicos e cristãos, os alunos refletiram sobre o diálogo entre culturas ao longo da história de Mértola, com base na leitura de excertos literários e na observação de detalhes arquitetónicos que contam séculos de convivência religiosa.

    Na Alcáçova e Casa Islâmica , os alunos contactaram com o trabalho científico de arqueologia, observando artefactos e estruturas que permitiram uma viagem ao passado islâmico da vila, compreendendo modos de vida antigos e o processo de reconstrução histórica a partir dos vestígios materiais.

    Terminámos a manhã com a visita ao Castelo, com uma vista deslumbrante sobre o vale do Guadiana, proporcionou momentos de inspiração para a escrita criativa, com pequenos textos narrativos e poéticos que irão ser elaborados.

    Por último, mas não menos importante, fizemos uma visita ao ICNF - Parque Natural do Vale do Guadiana que incluiu um percurso interpretativo no Parque Natural, com destaque para a biodiversidade e a geologia da região. Os alunos assistiram a uma apresentação educativa e exploraram a relação entre o ser humano e o ambiente, despertando consciências para a sustentabilidade e a conservação da natureza.

    Para além das aprendizagens específicas de cada local, a visita fomentou o espírito de observação, análise e interpretação, e reforçou a importância de valorizar o património local e regional como recurso educativo e cultural.

    Uma jornada memorável que ficará certamente na memória dos nossos alunos, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes, informados e sensíveis ao que nos une enquanto comunidade.

 








                                                                                                            Os Professores,

                                                                Célia Ramos, Cristina Palma, Felisbela Rosado e Rita Valério