O ano letivo chegou ao fim e, mais uma vez, o nosso jornal “Cinco Estrelas” reflete toda a dinâmica vivida no Agrupamento. Este foi um ano muito especial porque o nosso Agrupamento passou a ter uma nova denominação: Agrupamento de Escolas Professor Francisco Honrado Pereira. O seu nome estará sempre ligado à história da Escola Básica de Amareleja, mais tarde, Agrupamento de Escolas de Amareleja. Graças aos seus vastos conhecimentos sobre educação, gestão e administração, à sua disponibilidade, à sua liderança humanista, ao seu espírito acolhedor, à sua capacidade de comunicação, à sua fluência discursiva, à sua jovialidade, ao seu sentido de humor inigualável, à sua boa disposição permanente, à sua capacidade de diálogo, à sua experiência acumulada e à sua generosidade é um Professor e um Diretor inesquecíveis. Um Diretor ímpar. Um Diretor “Cinco Estrelas”.

Nos 23 anos em que foi o timoneiro da escola, centenas de colegas passaram pelo Agrupamento de Amareleja e todos eles, com as devidas exceções, que as há sempre, falam do Professor Pereira com muita saudade, carinho, amor e estima. Lembram-se dele pelas mais variadíssimas razões. Não será este o maior reconhecimento que um Professor poderá ter?

No Agrupamento deixou as sementes do humanismo, da partilha, da hospitalidade, da entreajuda, da equidade e do querer ir mais além, tendo sempre como principal objetivo  proporcionar a todas as crianças e alunos uma educação de qualidade, garantindo apoios e estreitando parcerias.

Por tudo isto, a Direção do Agrupamento, o Conselho Geral e a Câmara Municipal de Moura uniram esforços para que o Agrupamento e a Escola Básica de Amareleja passassem a ter o seu nome. Assim foi, por despacho do Senhor Secretário de Estado da Educação, António Leite, datado de janeiro de 2024. E no dia 14 de junho, Dia do Agrupamento, fez-se, em articulação com a Câmara Municipal, a cerimónia pública da alteração do nome do agrupamento, que consistiu numa linda homenagem, justa e mais do que merecida, que contou com a presença de muitos convidados. Assim, hoje somos, com toda a honra e orgulho, o Agrupamento de Escolas Professor Francisco Honrado Pereira!

Que o nosso Agrupamento honre sempre o seu nome e continue a ser um todo ativo, afetivo e caloroso em toda a sua plenitude, continuando a ensinar os nossos alunos a serem homens com coração (letra do Hino do Agrupamento).

Parafraseando Fernando Pessoa, “Deus quis, tu sonhaste e a obra nasceu”. E que obra, Francisco! Uma obra que não tem fim, porque as sementinhas, que tu deixaste em nós, frutificam todos os dias em cada um dos que tiveram o privilégio de terem sido, ou de serem, teus alunos, teus colegas e teus amigos. Meu querido Francisco Pereira, em nome de todos e em meu nome também, aqui te deixo o meu obrigada, ao nível mais profundo da gratidão, num forte e sentido abraço.

Este ano letivo também foi importante pela comemoração dos 50 anos da revolução de 25 de Abril, que trouxe profundas mudanças ao país e à educação. Neste âmbito, fizemos exposições, dinamizámos palestras e momentos de partilha com convidados exteriores à escola, cantámos canções de abril, envolvemos os pais e toda a comunidade educativa nas atividades.

Durante o ano letivo, graças à iniciativa, empenho e colaboração de todos foi possível dinamizar muitas atividades no âmbito das várias disciplinas e também no âmbito dos vários projetos e clubes.

Comemorámos vários Dias Mundiais e Nacionais e até o Dia do Agrupamento, que permitiu o encontro e reencontro da comunidade educativa num clima de festa e de partilha, que contou com a presença de mais alunos, pais e encarregados de educação, enchendo a escola de cor e alegria; participámos em ações e atividades de sensibilização sobre saúde, ambiente e sustentabilidade, cidadania, segurança, entre outros temas; participámos em atividades de solidariedade e voluntariado; participámos em atividades de cidadania ativa e promovemos o encontro de gerações. Com as atividades realizadas em todo o Agrupamento, lemos mais, demos voz aos nossos alunos e fomos mais ecológicos, mais solidários, mais desportistas, mais cientistas, mais artistas, mais digitais, mais inclusivos, mais saudáveis, mais empáticos, mais culturais, mais livres e mais participativos.

Fomos mais longe dia após dia através das pequenas conquistas e progressos realizados por cada uma das nossas crianças e dos nossos alunos. Fomos mais longe porque não estivemos sós. Contámos com o apoio das educadoras, dos professores, dos técnicos especializados, dos assistentes operacionais, dos assistentes técnicos, dos encarregados de educação, dos mentores, dos coordenadores das várias estruturas, projetos e clubes, da Associação de Pais e Encarregados de Educação e dos muitos parceiros que nos apoiaram. A todas e a todos, sem esquecer o professor Francisco Honrado Pereira, um profundo agradecimento.

Todavia, apesar do que conseguimos não nos podemos esquecer do que ainda não conseguimos: garantir aprendizagens de sucesso a todas as nossas crianças e alunos. Este vai continuar a ser o mote para o próximo ano letivo. E isso vai requerer ainda mais partilha, reflexão e articulação entre todos.

Profª Alice Rocha

Diretora do Agrupamento de Escolas Professor Francisco Honrado Pereira