“Fios do Passado”

    No passado dia 13 de maio, os alunos dos 8.º e 9.º anos realizaram uma enriquecedora visita de estudo a Mértola, a encantadora Vila Museu, onde exploraram vários espaços de grande valor histórico, cultural e natural. Esta experiência permitiu a articulação de saberes de várias disciplinas, como História, Português, Ciências Naturais, Educação Visual e Complemento à Educação Artística.


    Visitámos a Oficina de Tecelagem Tradicional, onde os alunos tiveram contacto direto com os saberes ancestrais da tecelagem manual, compreendendo os processos do tear e o uso de matérias-primas tradicionais.

    Também contemplámos a Igreja Matriz de Mértola (Antiga Mesquita). Neste monumento singular, que une elementos islâmicos e cristãos, os alunos refletiram sobre o diálogo entre culturas ao longo da história de Mértola, com base na leitura de excertos literários e na observação de detalhes arquitetónicos que contam séculos de convivência religiosa.

    Na Alcáçova e Casa Islâmica , os alunos contactaram com o trabalho científico de arqueologia, observando artefactos e estruturas que permitiram uma viagem ao passado islâmico da vila, compreendendo modos de vida antigos e o processo de reconstrução histórica a partir dos vestígios materiais.

    Terminámos a manhã com a visita ao Castelo, com uma vista deslumbrante sobre o vale do Guadiana, proporcionou momentos de inspiração para a escrita criativa, com pequenos textos narrativos e poéticos que irão ser elaborados.

    Por último, mas não menos importante, fizemos uma visita ao ICNF - Parque Natural do Vale do Guadiana que incluiu um percurso interpretativo no Parque Natural, com destaque para a biodiversidade e a geologia da região. Os alunos assistiram a uma apresentação educativa e exploraram a relação entre o ser humano e o ambiente, despertando consciências para a sustentabilidade e a conservação da natureza.

    Para além das aprendizagens específicas de cada local, a visita fomentou o espírito de observação, análise e interpretação, e reforçou a importância de valorizar o património local e regional como recurso educativo e cultural.

    Uma jornada memorável que ficará certamente na memória dos nossos alunos, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes, informados e sensíveis ao que nos une enquanto comunidade.

 








                                                                                                            Os Professores,

                                                                Célia Ramos, Cristina Palma, Felisbela Rosado e Rita Valério

Visita às Instalações da Base Permanente da Força Especial de Proteção Civil (FEPC), em Alqueva.

    No dia 22 de abril, participámos numa visita às Instalações da Base Permanente da Força Especial de Proteção Civil (FEPC), em Alqueva, no âmbito do Clube da Proteção Civil. 


Quando chegámos fomos muito bem recebidos pelo Chefe Pedro Parreira e pela sua equipa.


Tivemos a oportunidade de ver filmes relacionados com o trabalho desenvolvido por esta força de proteção civil, de conhecer as ferramentas e viaturas utilizadas no combate a incêndios, de nos equiparmos devidamente, de andar dentro da viatura, de utilizar uma mangueira para “apagar” um incêndio e diferentes ferramentas para fazer uma faixa de contenção de incêndios e de realizar jogos de equipas.


Foi um dia muito agradável. Gostámos imenso e queremos repetir.






As professoras Ana Margalha, Elisabete Vogado e Joana Cardoso

Limpeza do Baldio/ Dia Eco-Escolas

No dia 23 de abril procedeu-se à atividade - Limpeza do Baldio/ Dia Eco- Escolas, no âmbito do projeto Eco-Escolas em articulação com o Clube da Proteção Civil.

Nesta atividade contamos com a colaboração da Junta de Freguesia de Amareleja, na distribuição de sacos de lixo e luvas para todos os envolvidos, bem como no acompanhamento durante todo o percurso.

Estiveram também presentes a Associação dos Bombeiros Voluntários de Moura, o Serviço Municipal de Proteção Civil da Câmara Municipal de Moura, Escola Segura, GIPS (Grupo Intervenção Proteção Socorro da Unidade de Intervenção) e a Força Especial Proteção Civil (FEPC).

A atividade decorreu de forma bastante satisfatória, todos os envolvidos reconheceram a importância da mesma para a formação cívica e educação ambiental dos nossos alunos.

A Equipa Eco-Escola e o Clube da Proteção Civil agradecem a todos os alunos, encarregados de educação, professores e a todas as entidades envolvidas, todo o empenho e colaboração no desenvolvimento desta atividade.












Espaço Sensorial

Ao longo do ano letivo, no Agrupamento de Escolas Professor Francisco Honrado Pereira, são dinamizadas, semanalmente, sessões sensoriais, pela terapeuta ocupacional Isabel Bastos.

As turmas do pré-escolar, 1.º, 2.º e 3.º ciclo são convidadas a usufruir do espaço sensorial, sediado no edifício B, numa das salas do Centro de Apoio à Aprendizagem.

O espaço pode ser utilizado pela comunidade educativa. É de salientar os benefícios terapêuticos que o espaço proporciona.

Segue o testemunho de duas alunas do 9º Ano, que descrevem as suas experiências pessoais.

Estando todos convidados a beneficiar desta experiência rica em estímulos que o espaço transmite e oferece na saúde e bem-estar.

 

A terapeuta Ocupacional

Isabel Bastos 












Hidroterapia

    Os alunos do Agrupamento de Escolas Professor Francisco Honrado Pereira, semanalmente, deslocam-se às terapias que são realizadas na piscina coberta em Moura, desenvolvidas pela terapeuta ocupacional Isabel Bastos. 

As sessões têm como objetivo os alunos beneficiarem de atividades terapêuticas que consiste na realização de exercícios dentro da piscina com água aquecida, promovendo sensação de bem-estar, trazendo benefícios para a saúde física e mental. Alguns exercícios/técnicas desenvolvidas são: Bag ragaz; relaxamento aquático integral e Halliwick.

 

A terapeuta Ocupacional

Isabel Bastos







Simulacro de sismo - 4 de abril de 2025

    No dia 4 de abril, por volta das 10h 20 min realizou-se escola sede do Agrupamento de Escolas Professor Francisco Honrado Pereira, um simulacro de sismo no qual o Clube da Proteção Civil colaborou. Este procurou chamar a atenção para o risco sísmico e para a importância de comportamentos simples que os cidadãos devem adotar em caso de sismo, mas que podem salvar vidas.


    Teve a duração de apenas 1 minuto, durante o qual toda a comunidade educativa, foi convidada a executar os 3 gestos que salvam:

• Baixar – baixe-se sobre os joelhos, esta posição evita que possa cair durante o sismo, mas permite mover-se;

• Proteger – proteja a cabeça e o pescoço com os braços e as mãos e procure abrigar-se, coloque se se possível sob uma mesa resistente e segure-se a ela firmemente;

• Aguardar – aguarde até a terra parar de tremer.

    Após ter soado o alarme, uma equipa de alunos colaboradores do Clube da Proteção Civil, iniciou a verificação de todos os blocos/pisos e espaços exteriores dos edifícios da escola, tendo a mesma decorrido de forma bastante satisfatória.

“PROTEÇÃO CIVIL SOMOS TODOS – O CIDADÃO COMO 1º AGENTE DE PROTEÇÃO CIVIL”.

A professora Elisabete Vogado e todos os alunos colaboradores

Recolha de Sangue

Decorreu, no dia 3 de abril de 2025, na escola sede do Agrupamento, mais uma sessão de recolha de sangue, promovida pelo serviço de Imuno-hemoterapia do Hospital do Baixo Alentejo, em colaboração com a docente Elisabete Vogado.

Toda a comunidade escolar foi convidada a participar, tendo o feedback sido positivo, já que houve 21 doações de sangue de docentes, não docentes, pais e encarregados de educação, entre outros cidadãos benevolentes.

Parabéns a quem ajudou a Salvar vidas!

DIA DA PROTEÇÃO CIVIL - 1 de março de 2025

   

    No dia 1 de março, comemorou-se o Dia Internacional da Proteção Civil, data que visa sensibilizar para a importância da Proteção Civil na salvaguarda da vida, da propriedade e do património cultural e ambiental, face à ocorrência de acidentes graves e catástrofes. 


    Este ano, o tema proposto pela Organização Internacional para a Proteção Civil (OIPC) é "Civil Defence, guarantee of security for the population [Proteção Civil: Garantia de segurança da população]", destacando o papel fundamental da proteção civil para fazer face às crescentes ameaças e desafios globais. 

    Assim, e na sequência do nosso trabalho no Clube de Proteção Civil, convidamos a uma maior sensibilização dos nossos alunos e da comunidade educativa para assinalar esta efeméride, tão importante pela sua atualidade.

  

  No âmbito da comemoração deste dia, foram expostos cartazes elaborados pelos alunos inscritos no clube nos espaços da escola e realizado um simulacro envolvendo toda a comunidade educativa.

“PROTEÇÃO CIVIL SOMOS TODOS – O CIDADÃO COMO 1º AGENTE DE PROTEÇÃO

CIVIL”.

As professoras, Elisabete Vogado e Joana Cardoso

SUPER PAI - EXPOSIÇÃO


Cerca de 46 alunos e respetivos pais participaram na atividade dinamizada pelo GAAF - “Super Pai”. 

Esta atividade teve como objetivo lançar o desafio aos alunos para tirarem uma fotografia criativa e original com o pai e enviar para o GAAF.


Foi realizada uma exposição com todas as fotografias dos Super Pais e seus filhos. Estão todos de parabéns pela sua originalidade e criatividade. 

A fotografia vencedora foi a da aluna Alice Cascalhais, do 1.º Ano.