EPIS - Conselho de Pais e Professores dedicado ao tema “Hábitos de Vida Saudável”
Corta-mato Escolar 2025
Nos passados dias 18 e 19 de novembro, decorreu, no Agrupamento de Escolas Professor Francisco Honrado Pereira, na Amareleja, o corta-mato escolar.
Esta competição de fase escola teve a participação de 120 alunos nas diferentes provas, cujos primeiros seis classificados por prova foram apurados para a fase distrital, que acontecerá dia 25 de novembro em Beja.
A nossa escola encheu-se de movimento e espírito desportivo e todos deram o seu melhor perante as palmas e gritos de apoio da assistência, sempre com garra, fair-play e muita animação!
No primeiro dia, com quentes raios solares que bem nos aquecem nestes dias de inverno e enchem tudo de belas cores, foi a vez dos mais pequenos darem à perna, e no recinto escolar percorreram os percursos de 500m e 1000m, os escalões Traquinas (nascidos em 2018 e 2019) e os Infantis A (nascidos de 2015 a 2017).
Apenas os Infantis tiveram lugar a apuramento para a fase distrital, mas mesmo assim, a competição pelas medalhas, foi transversalmente disputada desde o primeiro passo à linha da meta, como se pode verificar nos tempos.
No segundo dia os corredores mais competitivos e cheios de garra acordaram com muito poucos raios de sol e algum frio, as provas já foram dos 1500m aos 3500m com o percurso a fazer-se nas ruas envolventes à escola. De salientar a ajuda do clube de proteção civil da escola, que esteve em permanente colaboração com a organização e à escuta com os walkie-talkies ao longo de todo o percurso.
As provas onde houve mais ultrapassagens e lutas aguerridas pelos primeiros lugares foram as dos escalões de Iniciados e aí é agradável de ver a competição saudável e a superação e esforço, com a máxima garra. Infelizmente também nessa prova, houve um participante desclassificado por não cumprir a totalidade do percurso, quem não cumpre e não tem fair-play, não está ajustado com os ideais olímpicos de superação pessoal, "Citius, Altius, Fortius" (mais rápido, mais alto, mais forte) e por isso só tem a perder, deixando uma má imagem a todos.
Já a última prova foi realizada em conjunto, mas com classificações distintas entre masculinos e femininos, uma vez que a colega que disputaria a medalha de ouro faltou, sendo fácil à única participante alcançá-la sem nenhuma concorrente.
Apenas estão aqui apresentadas as classificações das melhores prestações, com direito a medalhas e apuramentos, podem consultar-se as classificações completas afixadas no pavilhão desportivo da escola.
Um grande agradecimento a todos os que colaboraram na organização, como o clube da Proteção civil da escola, todo o empenho da comunidade escolar e entidades externas, como a Junta de Freguesia da Amareleja e a Gnr/Escola segura.
Parabéns a todos os participantes, sem a vossa entrega não haveria atividades e um dia de competição desportiva saudável!
Desejamos boas provas a todos os apurados na fase distrital em Beja, esperamos pelo vosso melhor, e se vierem medalhas, cá estaremos para festejar!
Projeto “O azeite vai á escola”
No dia 12 de novembro, o projeto "O azeite vai à escola" não faltou!
Comemoração do dia de São Martinho - Safara
A Terra Treme
Olá a todos
Nós somos o Clube de Proteção Civil do Agrupamento de Escolas Professor Francisco Honrado Pereira, Amareleja
No dia 5 de novembro, pelas 11h 05, realizou-se o exercício nacional A TERRA TREME.
Esta iniciativa foi promovida pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e procurou chamar a atenção para o risco sísmico e para a importância de comportamentos simples que os cidadãos devem adotar em caso de sismo, mas que podem salvar vidas. Coincidiu ainda com o Dia Mundial de Sensibilização para o Risco de Tsunami.
Neste dia, toda a comunidade educativa foi convidada a executar os 3 gestos que salvam:
• Baixar – (baixe-se sobre os joelhos, esta posição evita que possa cair durante o sismo, mas permite mover-se);
• Proteger – (proteger a cabeça e o pescoço com os braços e as mãos e procuraram abrigar-se, e colocar-se se possível sob uma mesa resistente e segure-se a ela firmemente);
• Aguardar – (aguarde até a terra parar de tremer).
Em todos os polos, Amareleja, Póvoa de São Miguel, Safara e Santo Aleixo da Restauração, foi também realizada a evacuação dos edifícios da escola para o respetivo ponto de encontro, que contou com a colaboração de um grupo de alunos inscritos no clube.
Nesse dia, tivemos a oportunidade de poder contar com a presença dos elementos do Núcleo Escola Segura e da UEPS.
Porque TODOS SOMOS PROTEÇÃO CIVIL!
Alunos colaboradores:
7.º B - Lourenço Almeida, n.º 7; Trifena Akinocho, n.º 14
8.º A - Aline Ramos, n.º 1; Gonçalo Carrilho, n.º 7; Beatriz Barradas, n.º 2; Salomé Tereno, n.º 13;
Leonor Costa, n.º 10; Maria Inês Jerónimo, n.º 12; Simão Grilo, n.º 15
8.º C - Ana Carolina, n.º 1; Diana Aresta, n.º 3; Joana Adame, n.º 7
9.º A - Eduardo Camacho, n.º 2; Marcos Akinocho, n.º 7; Joana Cascalhais, n.º 4; José Garcias Fialho, n.º 6;
Maria Ramalho, n.º 8; Martin Marina, n.º 9; Rafaela Martins, n.º 11; Samuel Gonçalves, n.º 12; Tomás
Caeiro, n.º 13
9.º B - Ana Isqueiro, n.º 1; Inês Paulino, n.º 3; Leandro Oliveira, n.º 7; Simão Mateus, n.º 9











